24 de set. de 2009

Este Projeto será realizado a partir de Outubro- 2009

Projeto “Vamos Brincar”

Tema: Direito de Brincar

Duração: Outubro e Novembro

Turma: Sênior II

Professoras: Ana Paula

Justificativa: Através de uma data importante, mostrar um direito que deveria ser sempre respeitado, brincar, considerando a necessidade de aproveitar plenamente a infância, condição indispensável para que os pequenos, no futuro, exerçam a cidadania de forma consciente.

As crianças estarão a fim de brincar se lhes garantido na escola, na sala, no pátio, em casa ou praça... que os brinquedos estão à sua disposição, ao alcance. É importante também que se garanta um tempo para o livre brincar, pelo prazer de brincar. Que meninos e meninas brinquem e cuidem de si e do outro nas suas brincadeiras. Que eles/as possam brincar entendendo que, quem está a fim de brincar, tem seu direito garantido para fazê-lo. (CRAIDY, Carmem, Educação Infantil. Pra que te quero?, 2001, pg. 108)


Objetivos Gerais:
- Trabalhar a coordenação motora, agilidade e auto-estima das crianças.

- Trabalhar a construção do conhecimento lógico-matemático e valores como respeito às regras, como lidar a frustração da perda.

- Desenvolver a capacidade de expressão.

- Valorizar os jogos e brincadeiras no processo de desenvolvimento da criança, considerando o corpo e o movimento como aspectos importantes, pois a aprendizagem passa pelo corpo.

Objetivos Específicos:

- Proporcionar situações de aprendizagem que valorizem os recursos lúdicos e simbólicos, o corpo, a natureza, a diversidade de materiais, formas e texturas, a afetividade, e a relação com o outro na construção da aprendizagem.

- Oportunizar momentos prazerosos através do resgate de brincadeiras, tão importante não só na educação infantil, mas na infância de uma forma geral, que compreende as demais fases.

Avaliação:
Será observado o avanço de cada educando, conforme as atividades previstas, respeitando o desenvolvimento e tempo.

Um comentário:

  1. Ana Paula, passei para uma visita e , como sempre, encontro novidades interessantes. Adorei o Projeto Brincar ! Também realizamos esse projeto na nossa escola e as crianças adoram! Confeccionamos carrinho com caixa de televisão, realizamos a Rua do Trânsito ( as crianças levam patinetes, bikes, etc), convidamos uma instituição de caridade local e doamos brinquedos,brincamos na pracinha, etc. Agora, posso melhorá-lo com suas ideias Parabéns!!! Vc é uma educadora nota 1000!!!Bjs carinhosos da Tia Fabiane

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved