22 de nov. de 2009

Projeto Natal



Projeto “Natal Aqui e no Mundo”
Tema: Natal
Duração: Dezembro
Turma: Sênior II (4 a 5 anos)
Professoras: Ana Paula e Ozélia

Justificativa:
A partir de uma data tão significativa, mostrar as crianças como é o Natal em outros lugares, para além dos presentes os educandos possam sentir o verdadeiro significado desta linda comemoração. Conforme descrito no Parâmetro Curricular Nacional:

Num mundo que tende cada vez mais à globalização no plano econômico, da qual é ainda desconhecido o conjunto de efeitos sociais, é importante perceber o incessante processo de reposição das diferenças e ressurgimento de etnicidades. De um lado, esse processo ensina que o fato de as culturas viverem dinâmicas que resultam em sua modificação constante não quer dizer que o sentido da mudança seja único, e conduza fatalmente ao modelo de desenvolvimento dominante. De outro, apresenta com clareza a necessidade da construção de valores e novas práticas de relação social que permitam o reconhecimento e a valorização da existência das diferenças étnicas e culturais, e a superação da relação de dominação e exclusão - ao mesmo tempo em que se constitui a solidariedade.

Objetivos Gerais:
-Trabalhar a afetividade e o respeito ao próximo.
- Desenvolver valores e sentidos alusivos ao Natal e a sua representação.
- Valorizar e incentivar os vínculos com a família e escola, ampliando esses sentimentos universais e direcionando o projeto para questões relacionadas à aprendizagem, à ética, à estética e ao desenvolvimento integral da criança e sua relação com o mundo, utilizando, também, o nível simbólico.
- Promover a socialização.

Objetivos Específicos:
- Desenvolver a construção do conhecimento lógico-matemático, a contagem regressiva, a temporalidade a e a formação para a cidadania, além das habilidades artísticas e a percepção visual e tátil.
- Confeccionar enfeites para toda a escola com material alternativo, conscientizando para a reciclagem também nesta data.

Avaliação:
Com a finalização deste ano, compartilhando o Natal e verificando o trabalho realizado durante o ano 2009, e finalizar de uma maneira lúdica e prazerosa para todos.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto. Concordo plenamente com você. É fundamental trabalhar com as crianças o verdadeiro sentido do Natal. Bjs

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved