6 de mar. de 2010

8 de março: Dia Internacional da Mulher



No dia 8 de março, comemora-se em todo o mundo o Dia Internacional da Mulher. Nesse dia, as mulheres são homenageadas por meio de mensagens, presentes, flores, cartões, entre outros.
Origem da comemoração
Um dos fatos que contribuíram para a escolha do dia 8 de março como data oficial para a comemoração do Dia Internacional da Mulher foi uma ação política realizada por operárias russas em 1917, que acabou por dar início a uma revolução naquele país.
Outro fato foi uma greve feita pelas operárias de uma fábrica em Nova Iorque, nos Estados Unidos, no dia 8 de março de 1857. As grevistas, que lutavam pela diminuição da jornada de trabalho e pelo direito à licença-maternidade, foram reprimidas pela polícia e trancadas na fábrica. Em seguida, os policiais e os patrões atearam fogo no local, onde morreram 129 mulheres.
Até cerca de 200 anos atrás, o comportamento da mulher era controlado de maneira rígida e ela vivia em função do homem. Porém, desde aquela época, começou a haver uma preocupação com a igualdade de direitos entre homens e mulheres. No final do século XVIII, os direitos da mulher já estavam sendo questionados e já havia, em diferentes lugares do mundo, protestos por oportunidades iguais no trabalho, na educação, na política etc.
Porém, foi somente no século XIX que as mulheres começaram a ganhar mais espaço e passaram a trabalhar fora de casa para ajudar a sustentar a família.

Os direitos das mulheres no Brasil :

No Brasil, como em muitos outros países, durante muito tempo as mulheres foram tratadas com desrespeito, como se não tivessem capacidade de tomar decisões importantes e de trabalhar fora de casa. Mas, no início do século XX, as brasileiras também passaram a lutar por seus direitos e ficaram conhecidas como feministas. Elas conseguiram importantes vitórias, principalmente em 1933, quando o então presidente Getúlio Vargas convocou eleições para escolher os deputados que fariam a Constituição, que ele próprio tinha anulado em 1932. A grande novidade dessa eleição foi que as mulheres puderam votar e se candidatar a cargos políticos e, com isso, foi eleita a primeira deputada do Brasil, a médica Carlota Pereira de Queirós., nas eleições de 1933, as mulheres puderam votar e se candidatar a cargos políticos. Porém, esse direito não se estendia a futuras eleições. Com a promulgação da Constituição de 1934, esse direito passou a ser garantido a todas as mulheres maiores de 18 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved