30 de jul de 2010

Projeto Folclore-2010



Projeto Folclore, De Geração para Geração

Tema: Folclore

Turma: Sênior II

Período:Meses de Agosto e Setembro

Professora: Ana Paula Santos Fraga

Turno: Tarde

Justificativa:

O Folclore assume uma grande importância, pois transmite culturas antigas de geração para geração. Nos contos, danças, festas e lendas, o folclore brasileiro é marcado pelas tradicionais brincadeiras, havendo algumas transformações, mas deixando a essência delas as mesmas de origem. Grande parte das brincadeiras folclóricas envolve disputas individuais e em grupos. Possibilitando também a integração e o desenvolvimento social e motor das crianças.

A diversidade marca a vida social brasileira. Encontram-se diferentes características regionais, diferentes manifestações de cosmologia que ordenam de maneiras diferenciadas a apreensão do mundo, formas diversas de organização social nos diferentes grupos e regiões, multiplicidade de modos de relação com a natureza, de vivência do sagrado e de sua relação com o profano. (Parâmetros Curriculares Nacionais- Pluralidade Cultural, 2001, p. 29)

Objetivo Geral:

- Desenvolver e favorecer a construção da linguagem oral e da escrita.

- Perceber aspectos sonoros da linguagem, como ritmo e rimas.

- Promover a conscientização das diferenças culturais, levando as crianças a respeitar os costumes e as tradições.

- Despertar e estimular o prazer pela cultura popular, fazendo as crianças resgatarem, com atividades práticas, algumas tradições folclóricas.

- Incentivar a habilidade motora fina, a imaginação e a criatividade.

Objetivos Específicos:

- Conhecer Jogos e brincadeiras, que seus pais ou responsáveis brincavam, despertando o brincar com seus filhos.

- Trabalhar o letramento de maneira lúdica, por meio de lendas folclóricas.

- Construir personagens das lendas brasileiras, valorizando a reciclagem.

- Confeccionar um livro do Folclore, com realização de dobraduras, e tem de casa.

Metodologia:

- Brincadeiras e jogos: amarelinha, chapéu espanhol, e outros...

- Livro do Folclore: em sala e como tema de casa.

- Culinária: chá, comidas típicas, e outros...

- Matemática: Jogo do Saci, etc.

Avaliação:

- Com a realização do Tema de casa, verificaremos como todos reagem, relembrando sua infância e podendo desta maneira refletir como seus filhos precisam curtir a deles.

Educar é:

- Um processo através do qual o homem possa construir –se como pessoa, ocupando o seu potencial de sentir e de pensar.

- Uma iniciação a critica, à interpretação e à transformação do mundo, inovando-o para o seu bem e do outro. (FERREIRA Márcia, Ação Psicopedagógica na sala de aula, 2001,pg 74).

4 comentários:

  1. Ana Paula,passe no Fofuchinho's que tem um selinho p/ vc.Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia!
    Vim com todo carinho te
    oferecer meu Selinho do"Dia dos Pais"
    para você espero que goste:)
    Um excelente dia para você,beijos
    fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Legal o projeto muito bom, dá pra adaptar com a turma tranquilo. Parabéns! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog tem muitas atividades legais. Parabéns E obrigada por sua ajuda.

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved