13 de abr. de 2011

Alfabetização


Projeto Sênior III no País da Alfabetização

Período: Todo Ano de 2011

Turma: Jardim B

Profª: Ana Paula Santos Fraga

Justificativa: A partir da realidade de cada educando realizando atividades lúdicas envolvendo a construção do conhecimento e prática, para que possam desenvolver suas hipóteses e ideais sobre o sistema da escrita.

Poderíamos definir alfabetização como a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever. Por trás desta simples definição, no entanto, estão presentes complexos processos cognitivos e afetivos que envolvem desde a aprendizagem do sistema de escrita até os procedimentos de leitura e produção textual, passando pelo encantamento que o ler e o escrever pode proporcionar. A alfabetização, esta perspectiva, pressupõe a compreensão das funções sociais da escrita e do modo que ela representa a linguagem, levando o sujeito ao seu efetivo e competente nas diversas práticas sociais de leitura e escrita. Para tanto, uma didática pertinente de alfabetização deve propor situações significativas e reais de uso da linguagem, nas quais o aprendiz possa se colocar como autor e interprete de bons textos e, ao mesmo tempo, construir conhecimentos sobre o sistema alfabético e ortográfico de escrita e sobre os elementos textuais lingüísticos de diferentes gêneros discursivos. (Cida Sarraf, Revista Especial Guia Prático para Professores –Alfabetização, Nº 12)

Objetivos Gerais:

-Consolidar a Alfabetização.

- Desenvolver a socialização.

Objetivos Específicos:

- Aperfeiçoar as habilidades manuais por meio da manipulação de materiais e objetos.

- Despertar a criticidade das crianças.

-Despertar o gosto e o hábito da leitura, com participação da família.

- Proporcionar a leitura de diferentes textos, ainda que não seja da forma convencional,

Conteúdos:

- Alfabetização.

Estratégias:

- Músicas;

- Cruzadinhas;

- Mascote da turma;

- Recortes e colagens;

- Jogos e Brincadeiras.

Avaliação:

Constante, com uma minuciosa observação da professora no avanço individual para que possa auxiliar em suas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved