Projeto Sênior III no País da Alfabetização
Período: Todo Ano de 2011
Turma: Jardim B
Profª: Ana Paula Santos Fraga
Justificativa: A partir da realidade de cada educando realizando atividades lúdicas envolvendo a construção do conhecimento e prática, para que possam desenvolver suas hipóteses e ideais sobre o sistema da escrita.
Poderíamos definir alfabetização como a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever. Por trás desta simples definição, no entanto, estão presentes complexos processos cognitivos e afetivos que envolvem desde a aprendizagem do sistema de escrita até os procedimentos de leitura e produção textual, passando pelo encantamento que o ler e o escrever pode proporcionar. A alfabetização, esta perspectiva, pressupõe a compreensão das funções sociais da escrita e do modo que ela representa a linguagem, levando o sujeito ao seu efetivo e competente nas diversas práticas sociais de leitura e escrita. Para tanto, uma didática pertinente de alfabetização deve propor situações significativas e reais de uso da linguagem, nas quais o aprendiz possa se colocar como autor e interprete de bons textos e, ao mesmo tempo, construir conhecimentos sobre o sistema alfabético e ortográfico de escrita e sobre os elementos textuais lingüísticos de diferentes gêneros discursivos. (Cida Sarraf, Revista Especial Guia Prático para Professores –Alfabetização, Nº 12)
Objetivos Gerais:
-Consolidar a Alfabetização.
- Desenvolver a socialização.
Objetivos Específicos:
- Aperfeiçoar as habilidades manuais por meio da manipulação de materiais e objetos.
- Despertar a criticidade das crianças.
-Despertar o gosto e o hábito da leitura, com participação da família.
- Proporcionar a leitura de diferentes textos, ainda que não seja da forma convencional,
Conteúdos:
- Alfabetização.
Estratégias:
- Músicas;
- Cruzadinhas;
- Mascote da turma;
- Recortes e colagens;
- Jogos e Brincadeiras.
Avaliação:
Constante, com uma minuciosa observação da professora no avanço individual para que possa auxiliar em suas dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário