13 de set. de 2009

Grupo do Google


APRENDENDO E BRINCANDO COM OS JOGOS
As atividades didáticas que fazem uso do lúdico ajudam a criança a organizar –se de forma prazerosa, proporcionando- lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial, dentre outros aspectos. A educação pelo lúdico leva a uma aprendizagem espontânea, a um maior interesse e ao aumento da autoconfiança.

JOGOS
REPRODUÇÃO DE FIGURAS
Objetivos- Desenvolver a observação.
Favorecer a comparação.
COMO BRINCAR
-Leve para a sala de aula vária gravuras de revistas ou de quadro de pintores.
-Distribua uma gravura para cada criança ou para um grupo.
-Peça às crianças que imitem a pose da figura em questão.
- Alerta a criança sobre a atenção que devem ter ao pequeno detalhe presentes na gravura, como posição das mãos, cabeça, expressão facial, etc.

Explique às crianças o que é um pintor. Leve para sala gravuras de pinturas de renomados pintores, como Pablo Picasso, Cândido Portinari, Van Gogh, Leonardo Da Vinci, Tarsila do Amaral e comente com as crianças o estilo de cada um.
Leve uma máquina fotográfica para fotografar os grupos de crianças e coloque as fotos no mural da sala.

CONSCIÊNCIA CORPORAL
Objetivo - Relacionar corpo-espaço- linguagem.
COMO BRINCAR
As crianças devem seguir as orientações do texto que você vai ler. Exemplo;
-Andem livremente pela sala, em todas as direções.
-Pronto! Agora, parem. Levantem o pé direito, pulem com o pé direito.
-Agora, sem sair do lugar, escondam-se. Não deixem ninguém ver nenhuma parte do corpo e vocês.
-Devagar, mostrem um braço e escondam-no.
-Mostrem só as mãos e escondam-no.
-Mostrem os joelhos e escondam-nos
-Mostrem o nariz e escondam-no.
-Mostrem todo o corpo.
-Muito bem. Sem sair do lugar, vejam quem consegue alcançar o colega com as mãos, com a cabeça..
- Chegamos ao fim da brincadeira. Para terminar, abracem-se.

GINÁSTICA HISTORIADA
Objetivos - Adquirir consciência corporal, lateralidade e equilíbrio.
COMO BRINCAR
À medida que você forem contando a história, as crianças devem imitar as situações que ocorrem com o boneco.

HISTÓRIA DO BONECO DE BORRACHA
Era uma vez um boneco de borracha que ficava de todos os jeitos com o corpo, mas não falava, não fazia barulho e mexia-se bem devagar.
Ele gostava de passear no jardim, olhando as flores coloridas, os pássaros ,as borboletas e as abelhas que voavam no alto.
De repente, veio um vento forte... Nossa! O boneco de borracha ficou torto e agora ele anda todo torto, virado só para um lado.E assim ele continuou o passeio.
Ufa! O vento parou, e ele então voltou ao normal. Agora conseguia andar tanto para frente como para trás.
O vento voltou de novo. Aí, ele entortou-se para frente e anda olhando para baixo. Parece até que procura alguma coisa no chão.
Mas, de repente, o vento mudou de direção e fez o boneco entortar-se para trás . Agora ele só vê o que está lá no alto: o céu, os pássaros e a borboletas.
Finalmente, o vento parou de dez. O boneco de borracha endireitou-se e continuou o passeio tudo o que estava ao seu redor.Engraçado é que quando o boneco de borracha chegava perto de uma árvore ficava bem magrinho e bem comprido , do tamanho da árvore. Então, o boneco andava elegante, esticado e comprido, quase alcançando o céu.
Quando chegava perto de uma roseira e sentia o cheiro das rosas, o boneco ficava gordo e pesado como um elefantinho. Para andar, até fazia um barulho!
Ah! O boneco de borracha estava cansado de tanto passear. Então, ele deitou-se no chão para descansar e... Surpresa! Ele ficou pequenininho, encolhidinho. Podia até caber numa caixa de sapato. Bem pequeno mesmo!
De repente, crescia, espalhava-se para todos os lados, crescia, crescia e crescia. Crescia tanto que ocupava um grande espaço no chão.
Ficava pequeno de novo, pequeno, pequeno, bem pequeno. E adormecia todo pequenininho.
Até que amanheceu e chegou o sol. O boneco de borracha, que estava quietinho, foi se mexendo devagar, esticando-se para todos os lados, esticando os pés, as pernas, o tronco, os dedos, as mãos e os braços. Ele levantou-se e virou gente.
Agora, sim, ele consegue conversar, falar bem baixinho com quem está perto dele.
Essa é a história do boneco de borracha que virou gente.
AUTOR DESCONHECIDO

DESENHO MUSICAL

Objetivos- Desenvolver a musicalidade, o raciocínio e a coordenação motora.
COMO BRINCAR
Coloque uma música conhecida das crianças para elas cantarem.
Em seguida, a criança deve fazer um desenho, no quadro ou no papel, relacionado com a música que cantou.
Variação- Mostre um desenho á criança e peça-lhe que cante uma música que se relacione com o desenho. Os desenhos serão afixados no Cantinho de Arte.

PROFISSIONAL SILENCIOSO
Objetivo- Identificar algumas profissões.
COMO BRINCAR
-Eu sou o operário silencioso e tenho um martelo, o que faço com ele?
-As crianças devem imitar, sem falar, o gesto de usar o martelo.
Escolha algumas profissões, por exemplo, motorista, professor, médico, dentista, etc..
Diga ás crianças;
- Eu sou o profissional silencioso e tenho um volante. O que faço com ele? (As crianças devem imitar o gesto de dirigir)

Recebi do Grupo do Google que participo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved