13 de set. de 2009



Jogos para a Semana das CriançasVera Melis
Professores,

Os jogos que apresentamos foram criados e testados pela professora de educação infantil, Tatiana Jacobovicz. Inclua em seu acervo de jogos e brinque com as crianças enquanto elas aprendem...

Amarelinha diferente

Desenhe com um giz de lousa uma amarelinha no chão, mas ao invés de números, escreva as vogais, ou quaisquer letras sortidas do alfabeto. Quando a criança jogar a pedra na letra, ela só poderá começar a pular, primeiro se acertar a pedra dentro do quadrado onde está a letra (que é a regra normal da amarelinha) e segundo, se conseguir falar uma palavra que comece com aquela letra (não vale repetir as que foram ditas - nesse caso, uma criança pré-determinada ou você mesma vai escrevendo uma lista das palavras que já foram ditas). Se ela não conseguir, ela não pula e passa a vez para o colega seguinte.

Palavras maluquinhas
Essa é uma brincadeira muito divertida que as crianças adoram e onde aparecerão muitas risadas! Primeiro confeccione placas com papel cartão e canetões coloridos, escrevendo sílabas variadas. Depois, pendure com barbante uma plaquinha no pescoço de cada criança. Coloque uma música que elas gostem muito. Enquanto a música tocar, as crianças deverão passear, cantar, pular, mas quando você parar a música, elas deverão formar pares dando as mãos. Agora, cada dupla terá que ler sua sílaba e ler a palavra formada com as duas sílabas. Aparecerão também palavras sem sentido e é aí que eles se divertem! Então, você pode começar a brincar, analisando com eles: “Essa palavra existe? O que significa isso?”
Circuito
Prepare com a ajuda das crianças, dois circuitos iguais e bem legais! Você pode usar cadeiras, mesas, lençol, o que vier na cabeça. Determinem juntos, as regras para o circuito, como por exemplo, subir na cadeira, passar embaixo da mesa, etc.Separe dois times. Cada time deverá formar uma fileira em frente ao seu respectivo circuito. Coloque no final de cada circuito, uma cesta com letras sortidas. Dada a largada, as primeiras crianças de cada time terão que fazer o circuito todo e no final do circuito, utilizando a cesta, formar uma palavra. Você estará junto a cesta e dirá “pronto”, quando a criança conseguir formar uma palavra com sentido. Ao sinal de pronto, a criança poderá voltar e bater a mão na mão da próxima criança da fila, para que ela faça o mesmo. Vence o time que terminar primeiro.

Corrida de saco

Cada criança recebe um saco (os normais, normalmente utilizados para a corrida de sacos). Em cada saco, deverá estar escrito uma palavra (você pode colar papel cartão com fita crepe). Comece a corrida, chamando duas crianças para competir de cada vez. Só que ao invés de chamá-las pelo nome, você deverá chamá-las pela palavra escrita em cada uma. Quando todas já tiverem corrido, trocarão os sacos entre si. Dica: você pode deixar que juntas, elas previamente leiam as palavras.

Palavra no bumbum

Você e as crianças deverão sentar-se no chão formando um círculo. Dê para cada criança um pedaço de papel cartão com uma palavra escrita. Cada criança deverá colocar a palavra, sem ler, no bumbum. Todas as palavras que estão com as crianças, deverão também estar dentro de um saco, que inicialmente estará em suas mãos. Comece retirando uma palavra do saco e pergunte em voz alta à criança que está ao seu lado direito: “Fulano, você tem a palavra_______ no seu bumbum?” A criança irá pegar a palavra do bumbum e dizer se tem ou não. Caso afirmativo, ela entrega para você a palavra e agora ela é que estará segurando o saco e perguntará para o próximo colega, como você havia feito. Caso negativo, a criança irá virar-se para o colega que estiver ao seu lado direito e repetir a mesma pergunta: “Fulano, você tem a palavra______no seu bumbum?” E assim sucessivamente, até que uma criança diga sim.
Recebi do Grupo do Google que participo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved