27 de out de 2009

APRENDER BRINCANDO

1. TERRA, ÁGUA E AR.
PREPARAÇÃO: os alunos deverão estar sentados à vontade na sala. Dividir a turma em duas equipes. O professor segura uma bola de papel.

EVOLUÇÃO: O professor lança a bola para um aluno, dizendo, por exemplo: - “Terra” O jogador pega a bola de papel e diz o nome de um animal que vive na terra, lançando a bola de volta para o professor. Se ele acertar, sua equipe ganha um ponto. Depois o professor arremessa a bola para um participante da outra equipe, dizendo, por exemplo: - “Ar”! O jogador pega a bola e diz o nome de um animal que voa, devolvendo a bola para o professor. Se acertar, a sua equipe recebe um ponto. O professor torna a lançar a bola para um jogador da primeira equipe, dizendo, por exemplo: - “água”! Este pega a bola e diz o nome de um animal que também nade, como a tartaruga, jacaré, etc. Acertando, sua equipe ganha mais um ponto. E assim o jogo continua. Vence a equipe que no final tiver o maior número de pontos.

OBSERVAÇÃO: Cada participante que receber a bola deve dizer o nome de um animal diferente dos já mencionados.

CONTRIBUIÇÃO: Coordenação motora, atenção, socialização de conteúdos.


2. BINGO DE NÚMEROS OU PALAVRAS
PREPARAÇÃO: O professor prepara uma cartela (ou uma folha de papel) para cada aluno, com 12 quadradinhos. Em cada espaço escreve um número (ou uma palavra). Depois, num saco ou caixa de papelão, coloca cartõezinhos para serem sorteados, cada um deles contendo um número ou palavras. Os alunos deverão sentar à vontade na sala de aula.

EVOLUÇÃO: Cada participante recebe uma cartela e um conjunto de feijões. O professor pede para que cada um observe os números (ou palavras) nele escrito. Os jogadores que tiverem em sua cartela aquele número (ou palavra) marcam o espaço correspondente com um feijãozinho.
E assim o jogo continua, com o professor ditando os números (ou palavras) sorteados, e os jogadores marcando os espaços correspondentes com feijões. Quem completar primeiro a sua cartela será o vencedor.

CONTRIBUIÇÃO: Socialização de conceitos, atenção, concentração, localizar-se no espaço.


3. QUAL É O TAMANHO
PREPARAÇÃO: O professor recortará figuras de animais, de eletrodomésticos e de vários outros objetos familiares e montará as figuras sobre a cartolina.

EVOLUÇÃO: Alunos dispostos em semicírculos, o professor no meio, pedem que seus alunos olhem para as figuras e tentem visualizar o tamanho do objeto real.
Vamos adivinhar ou estimar o tamanho real do objeto, apenas olhando a gravura, o professor segura duas (2) gravuras, como por exemplo, um aspirador de pó e outra de máquina de lavar roupa.
- Qual é a figura geométrica relacionada de cada objeto?
- Qual desses objetos vocês acham que é maior?
- Quais acham que pesa mais?

CONTRIBUIÇÃO: Socialização de conteúdos, visualização, organização.


4. PROFISSÃO
PREPARAÇÃO: Os alunos deverão sentar à vontade na sala de aula. O professor segura nas mãos uma bola de papel.

EVOLUÇAO: O professor inicia o jogo dizendo o nome de uma profissão ou de um tipo de trabalhador, arremessando a bola de papel para um jogador qualquer. Este, ao pegar a bola, deve dizer o que faz aquele profissional; depois, diz o nome de outra profissão e torna a lançar a bola para outro colega, e assim sucessivamente. Quem não souber dizer o que faz determinado profissional, torna arremessar a bola para o professor, que recomeça com outro colega.
CONTRIBUIÇÃO: Conhecimento de mundo, socialização de conteúdo, coordenação motora, atenção.


5. TOM DAS CORES
PREPARAÇÃO: Os participantes formam uma roda e giram em torno do professor que estará no centro.

EVOLUÇÃO: O professor do jogo conta uma história e, quando na história surgir uma cor, as crianças sairão à procura do objeto que tenha esta cor. O professor, por sua vez, corre atrás das crianças para atrapalhá-las.


OBSERVAÇÃO: Um espaço em que haja vários objetos coloridos.
As crianças devem estar sentadas em roda.

EVOLUÇÃO: O professor diz uma cor e, em seguida, o objeto que tem esta cor. As crianças devem correr, pegar o objeto e colocá-lo no lugar em que estão sentados. A seguir, o professor fala outra cor e outro objeto, e assim sucessivamente. Ao final, quem tiver mais objetos é o vencedor.

CONTRIBUIÇÃO: Agilidade, organização de espaço, trabalho coletivo, respeito mútuo, socialização de conteúdos, conhecimento de mundo.


6.LEVANTAR (O CORPO, PARTES DO CORPO OU OBJETOS)
PREPARAÇÃO: As crianças deitadas ou sentadas em posições para iniciar a brincadeira.

EVOLUÇÃO: Deitados ou sentados, a um sinal combinado, levantar o corpo do chão ou da cadeira. Elevar os braços pelos lados (como se fossem asas), levantando e abaixando-os. Elevar os braços pelos lados até o alto da cabeça: bater palmas (repetir várias vezes). Deitados de costas com braços e pernas estendidos elevar os braços, movimentando-os para trás, para frente, para um lado e para o outro. Deitados de costas, com pernas e braços estendidos elevar as pernas em gancho, colocando os joelhos sobre o peito (repetir várias vezes). Deitado de costas, apoiar-se sobre as mãos e elevar o tronco sem mexer as pernas. Deitado de peito apoiar-se sobre as mãos e as pontas dos pés, tentando elevar-se.

CONTRIBUIÇÃO: As atividades de levantar o corpo, partes do corpo ou objetos trabalham a coordenação motora ampla e a orientação espacial, a discriminação auditiva.

7. EXPLORAR SONS E MOVIMENTOS ACOMPANHAR RITMOS LENTOS E RÁPIDOS
PREPARAÇÃO: As crianças em circulo, sentadas em posições.

EVOLUÇÃO: Provocar sons com o próprio corpo, soprar, estalar a língua, estalar os dedos, bater os pés no chão, bater um pé no outro, bater palmas, bater as mãos no próprio corpo ou em objetos, etc.
Provocar ruídos com materiais disponíveis no momento: lápis, caneta, caderno, giz, cadeira (batendo, esfregando, puxando, arrastando etc.) Manipular objetos que provocam ruídos batendo, sacudindo, raspando, amassando, apertando, utilizar objetos tais como: latinhas contendo pedrinhas ou grãos, reco-reco, língua-de-sogra, folha de papel etc.
Fazendo movimento como saltar, andar etc, ao som de um estimulo sonoras, quando este cessar, as crianças cessam o movimento. Bater palmas ao som de uma canção, parar assim que ela termine.
Dançar e parar sucessivamente, seguindo um estimulo sonoro (música e cantos). Acompanhar estruturas rítmicas simples, movimentando as mãos e os dedos: batendo palmas, estalando os dedos.
Reproduzir ritmos variados: Com o próprio corpo, com palmas, batendo os pés no chão, as mãos sobre a mesa etc. Com objetos: usando coquinhos, latinhas contendo pedrinhas ou grãos, batendo o lápis sobre a mesa, etc.

CONTRIBUIÇÃO: Discriminação auditiva, coordenação motora e orientação temporal (noção de ritmo).

8. ANDAR IMITANDO PESSOAS E OBJETOS
PREPARAÇÃO: As crianças ficarão em filas e o professor irá coordenar a brincadeira.

EVOLUÇÃO: Imitar um velhinho, um cego atravessando a rua, uma pessoa distraída, um bebê chorando, um robô, uma mãe carregando o filho no colo, alguém com muita pressa, um professor no quadro de giz, etc.

CONTRIBUIÇÃO: Coordenação motora, observação, memória visual.

* Recebido do Grupo do Google *

Um comentário:

  1. Bom dia!
    Vim deixar meu carinho e lhe desejar um belo dia e um excelente FdS prolongado!
    Te desejo também um divertido Halloween!

    Tem Selinho do Halloween te esperando no meu Blog espero que aceite...Fiz com carinho para amigas!

    Beijoss fica com Deus!

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