16 de out. de 2009

Projeto “No Mundo da Imaginação”



Tema: Leitura
Duração: Outubro e Novembro (nas sextas-feiras- 2009)
Turma: Sênior II (4 a 5 anos)

Justificativa: A partir das Histórias Infantis as crianças vivem seus sonhos, suas fantasias e a magia de brincar e fazer de conta. Desta maneira, fortalecendo e tornando segura-as para espiar o mundo do adulto, sentindo-se, assim, autorizada a transitar nele simbolizando, e a elaborar suas frustrações, faltas e metáforas, fortalecendo sua auto-estima, construindo sua identidade.

Se observarmos atentamente, veremos que é destas práticas, de ouvir e contar histórias, que surge a nossa relação com a leitura e a literatura. Portanto, quanto mais acentuarmos no dia-a-dia da Escola Infantil estes momentos, mais estaremos contribuindo para formar crianças que gostem de ler e vejam no livro, na leitura e na literatura uma fonte de prazer e divertimento. (KAERCHER, Gládis E. Educação Infantil. Pra que te quero, 2001, p. 81)

Objetivos Gerais:
- Trabalhar a ética, a construção de valores, a auto-estima e a ampliação do repertório, favorecendo a aprendizagem e o letramento.
- Estimular a criatividade, o raciocínio e a imaginação.
- Valorizar e respeitar a necessidade de brincar, pelo prazer que proporciona, prezando o bem-estar, a saúde e respeitando o tempo de vida de cada um.
- Promover a socialização.


Objetivos Específicos:
- Despertar o gosto pelo ouvir e o desejo de ler.
- Valorizar a afetividade, que desempenha papel significativo no processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
- Construir o significado e a função da escrita por meio de dinâmicas que ensinam ao mesmo tempo em que divertem, enquanto aprendem interagindo no universo da infância.

Avaliação:
Observar, durante o desenvolvimento de todas as atividades, a participação e a criatividade das crianças, estimulando de maneira lúdica para que o projeto resulte prazeroso para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved