Pintura mágica:
Desenhar com uma vela branca sobre o papel à vontade. Depois, colorir todo o papel com guache ou anilina. Os traços da vela sobressaem, revelando o desenho.
Pontilhismo: Com canetinha, colorir todo o desenho fazendo apenas pontinhos com a mesma.
Pintura soprada: Colocar um pouco de guache sobre o papel. Com um canudinho, a criança sopra a tinta em direções variadas, formando um bonito efeito.
Pintura esponjada: Recortar vários quadrados de esponja. Pedir que molhem a esponja em tinta e batam delicadamente sobre o papel. Você tambem pode dar forma à esponja.
Pintura com giz de lousa colorido embebido em cola.
Raspas de giz e algodão: Raspar um pouco de giz de cera, espalhar sobre o papel o pó e espalhar utilizando algodão.
Desenho com materiais variados:
Desenho com carvão.
Desenho com cotonete: cobrir um pedaço da folha com canetão hidrocor. Depois, embeber um cotonete em álcool (pouco) e desenhar. O álcool vai "apagando" um pouco a caneta, permitindo que o desenho apareça.
Pinturas com bolas de gude
Coloque tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o necessário para cobrir o fundo.
Jogue dentro algumas bolinhas de gude.
Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado de trás do papel).
Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e ...... sacuda a caixa para os lados.
As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de aranha".
Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco
Falso Vitral
Pode ser feito sobre um modelo para compreender e desenvolver a técnica. Nesse caso, faz-se um esboço em papel Report comum. Depois que os alunos dominarem a técnica, podem criar seus próprios desenhos. Nessa etapa do trabalho, é interessante que utilizem papel vegetal, pois depois de prontos, os falsos vitrais podem ser colocados sobre o vidro da janela da sala e terão um efeito maravilhoso quando receberem a luz do sol.
A técnica consiste em contornar o desenho usando caneta preta permanente (para evitar que borre no contato com a tinta) e depois preencher com caneta hidrográfica, lápis de cor ou tinta plástica. No segundo caso, deve-se evitar o uso do branco e do preto, pois são opacos e o trabalho perde o efeito de vitral.
Atividades Fundamentais...
· Observação e identificação de obras de grandes artistas e sua biografia.
· Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica.
· Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
· Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
Sugestões de Trabalhos Manuais
Fantoches de papel ofício - A atividade proposta objetiva desenvolver a criatividade aproveitando para integrar as áreas de estudo.Pensamos em algo lúdico e que se possa fazer com materiais simples.
Material Necessário:
· Folhas de papel ofício de sua preferência;
· Papeis coloridos;
· Sucatas variadas e outros materiais disponíveis na escola ( de sua preferência );
· Cola;
· Tesoura;
· Revistas velhas;
· Canetas hidrocor.
Como fazer:
Dobre e cole o papel ofício, formando um saco ( veja figura ) esta será a base do fantoche. Para utilizá-lo você deve colocar a mão dentro do saco. Decore como quiser - pode ser apenas o rosto do fantoche, ou pode ser o corpo inteiro. Podem ser usados papéis ofício coloridos para a base do fantoche e sucata + material disponível na escola para criar o personagem. Pode propor aos alunos que criem livremente ou direcionar para algum tema que deseja explorar mais.Brincar com os fantoches de dramatização é básico porém fundamental. Para alunos já alfabetizados pode ser proposto que escrevam seus roteiros para o teatro.
Para alunos de Educação Infantil é ideal nomear cada fantoche e separar por grupos em comum. Trabalhar as cores e proporções dos mesmos também é importante.
Enfim... um trabalho interdisciplinar bastante simples e lúdico.
Cartão para os alunos confeccionarem
· Escolha um papel de sua preferência e corte em forma retangular, de coração ou outra que lhe agrade.
· Com ajuda de um furador, fure em volta de todo o papel
· Escolha uma fita da cor de sua preferência.
· Em zigue zague contorne todo o cartão finalizando com um laço – conforme a figura.
· Escreva a mensagem com uma caneta hidrocor permanente.
Anilina e cola:
Passe cola branca sobre o papel ou goma arábica, pingue com conta-gotas a anilina.
Depois passe um pente, escova ou um garfo sobre o desenho e terá efeitos curiosos.
Pintura desbotada:
Pinte uma cartolina com uma ou mais cores de anilina, deixe secar, depois com cotonete molhado em água sanitária, faça o desenho. A cartolina pode ser substituída por papel de seda (exige muito cuidado com o manejo). Fica bem legal.
Receitas de Tintas
1 - Ingredientes:
* anilina
* cola branca
* água
Misture tudo e dose a àgua para obter a consistência desejada.
2 - Ingredientes:
* pó de pintor
* cola
* água
* glicerina
Para uma medida de pó, uma medida de cola, acrescentar água aos poucos, bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Coloque uma colher de glicerina e continue batendo, guarde em vidros bem fechados.
3 - Ingredientes;
* tinta guache
* cola
Misture as duas e terá uma cola colorida, com um efeito muito legal se quiser acrescentar glitter.
Pintura sobre diferentes materiais
Pano Papel pardo Papel camurça
Lixa nanquim guache anilina
giz molhado na cola batedor esponja dedo mão batedor feito de barbante bola de gude no tabuleiro pente de pentear cabelo
Tirando impressão do chão do quintal, banheiro, corredor monotipia no tabuleiro e óleo aguada de anilina e depois de seca desenhar com giz colorido pintura com bandeja de “frios” .
Eles desenham na bandeja com palito de churrasco, depois passam a tinta e carimbam o papel.
Confecção de massinha
Pintura dobrada
Dança das tintas Pintura com cola e anilina
Pintura com goma arábica e anilina
Fazer lápis de cera Pintura com música .
Colocar uma música clássica cada criança só poderá pintar com a cor que o maestro falar e no momento que ele falar seu nome.
Colocar papel crepom em uma tigela com álcool .
Depois que descolorir usar como tinta
Antes de realizar propostas de artes , colocar aventais e jornais nas mesas
Berçário I e II sempre realizar propostas com papéis grandes
Se colocar material para secar na janela, colocar jornal
•mosaico – recortam-se quadrados de crepom de várias cores e molha-os um a um e deixe que coloquem os quadrados sobre a folha, fazendo assim um mosaico. Ao secar, retira-se o papel crepom.
•Texturas – Oferecem-se diferentes tipos de papéis, com texturas variadas (lixa, camurça, EVA,...) para criação (recorte e colagem).•Gotas coloridas – Pintura com conta gotas.•Pintura com esponjas – molham-se as esponjas em diversas cores e pinta- se com elas.•Riscos e pontos – As crianças só poderão desenhar utilizando - e.•Monotipia - espalha-se tinta guache pela mesa e pede-se para criança fazer um desenho ali. Com o papel, vc imprime o desenho, ou seja coloca a folha por cima e dê uma leve pressionada, quando retira-se a folha o desenho q a criança fez na mesa estará na folha coloca porções de guache (cores variadas) no oficio duplo e sobre a tinta abre um saco plástico
TRANSPARENTE E solicita p/ as crianças espalharem a tinta pressionando o plástico.As crianças adoram essa arte pois elas apreciam o movimento das cores e suas misturas.Qualquer dúvida deixe um scrap p/ mim que respondo.
A arte de pintar:
usar diferentes meios e suportes
TINTA SURPRESA. Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar a folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho forma.
PAPEL CAMURÇA PARA DESENHAR. Desenho livre em papel camurça com giz de cera. Colar em folha sulfite A3
DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE PARA QUE ELES COLEM COMO QUISER. No dia seguinte passar a tinta guache.
COLAR O BARBANTE COMO INTERFERÊNCIA. LINHA CIRCULA SINUOSA.
PAPEL DOBRADURA COLORIDO. Desenhar com canetinha.PALITOS DE SORVETE. Colar palito de sorvete e completar.
PAPEL LAMINADO COLORIDO. Desenho usando álcool.PAPEL CAMURÇA COLORIDO. Desenhar com giz de cera.
LIXA FAZER DESENHO LIVRE. Depois de pronto colar esta lixa em uma folha de A3
DESENHAR COM COLA E JOGAR AREIA COLORIDA. Fazer desenho com a cola, antes de secar jogar areia.
GIZ BRANCO OU COLORIDO: Desenhar no chão do pátio.
TINTA PLÁSTICA COLORIDA. Desenhar figuras com a tinta plástica deixar secar. No dia seguinte pintar as figuras que se formaram.
RECORTE E COLAGEM COM PAPEL PICADO COM AS MÃOS. Dar papel laminado pedir que recortem e cole na sulfite.
PALITOS DE SORVETE. Colar palito de sorvete e completar. (formando figuras)
COM MOLDES.Colocar molde na folha passar tinta a dedo, retirar o molde e completar a figura.
BRANCO NO PRETO. No papel branco pintar com tinta preta.
PRETO NO BRANCO. No papel preto fazer desenhos usando tinta branca.ESTÊNCIL. Fazer desenhos no estêncil e depois passar na água. No dia seguinte pintar as figuras que se formaramT
INTA E CREME DENTAL. Misturar tinta a dedo com pasta de dente e fazer um desenho
CARVÃO. Desenhar com carvão em folha A3 depois passar algodão.
DESENHAR A PARTIR DE UMA LINHA: Curva, Reta, Círculo, Triângulo
§RECORTES E COLAGEM COM PAPEL ONDULADO. Dar o papel ondulado para eles recortar e colar, no dia seguinte pintar a folha toda.
GIZ DE CERA QUENTE. (muito cuidado) Esquentar o giz de cera e desenhar em uma sulfite
PINTURA COM AS PONTAS DOS DEDOS. Molhar as pontas dos dedos na tinta várias cores e tocar no papel.
FAZER DESENHOS COM TINTA E COMPLETAR COM LANTEJOULAS.COM COLA PARA FAZER DESENHOS, ANTES DE SECAR JOGAR BROCAL COLORIDO.COLAR VÁRIOS QUADRADOS DE DIVERSAS CORES, NO DIA SEGUINTE PASSAR TINTA.DAR VÁRIOS TRIÂNGULOS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR DESENHOS.PINTURA COM PEDAÇO DE PANO. Fazer um chumaço de pano molhar na tinta e ir pintando o papel.
TINTAS A SEREM TRABALHADOS: Tinta a dedo, Tinta plástica, Lápis de cor, Cola, tesoura, Barbante, Giz, Carvão, Canetinha
TIPOS DE SUPORTES: Sulfite, Papel Kraft, Cartolina, Laminado, Camurça, Color-set, Lixa, Ondulado, Dobradura
1 - desenho com vela (desenha c/ vela e depois passa tinta guache ou anilina para o desenho aparecer;
2 - pintura soprada: despeje guache diluído em um pouco de água sobre o papel. Com um canudo, peça que soprem nas direções que desejarem. É interessante usar mais de uma cor, para que eles soprem uma sobre a outra. O resultado é bem legal.
3 - pintura escorrida: com anilina ou guache diluído em água, pedir que virem os cadernos ou folhas para vários lados a fim que a tinta escorra pelo papel, criando efeitos.
4 - Pintura com giz colorido embebido em cola.
5 - Pintura surpresa: colar pedaços de fita crepe em partes da folha como queira (algumas crianças gostam de montar a letra de seu nome). Pintar toda a folha com guache das cores que preferir. Depois de seco, retirar as fitas. Onde havia fita, estará em branco, causando um efeito interessante.6 - Pintura com canetinha e água sanitária: As crianças devem usar luvas e aventais. Pintar ou desenhar livremente com canetinha (de preferência canetão). Depois, embeber cotonete em um pouco de água sanitária e ir fazendo os traços que desejar (ela apaga a canetinha).7 - Pintura com barbante: molhar barbante em tinta plástica ou guache e pedir que encostem o barbante na folha em várias direções, segurando as duas pontas.8 - Carimbo com legumes são interessantes, principalmente o pimentão.
* Recebido Grupo do Google *
Desenho com materiais variados:
Desenho com carvão.
Desenho com cotonete: cobrir um pedaço da folha com canetão hidrocor. Depois, embeber um cotonete em álcool (pouco) e desenhar. O álcool vai "apagando" um pouco a caneta, permitindo que o desenho apareça.
Pinturas com bolas de gude
Coloque tinta guache em alguns potes rasos ou vasilhas pequenas, apenas o necessário para cobrir o fundo.
Jogue dentro algumas bolinhas de gude.
Coloque uma folha de papel dentro de uma caixa onde ela se encaixe perfeitamente (se faltar espaço, a folha amassa, se sobrar espaço, a caixa vai ficar cheia de tinta e a folha vai "dançar", pintando o lado de trás do papel).
Peça que a criança pegue com uma colher as bolinhas e as jogue dentro da caixa e ...... sacuda a caixa para os lados.
As bolinhas vão desenhar linhas sobre o papel, criando um efeito "teia de aranha".
Pode-se usar essa técnica de diversas maneiras: apenas uma cor de tinta, várias cores ou preto sobre branco
Falso Vitral
Pode ser feito sobre um modelo para compreender e desenvolver a técnica. Nesse caso, faz-se um esboço em papel Report comum. Depois que os alunos dominarem a técnica, podem criar seus próprios desenhos. Nessa etapa do trabalho, é interessante que utilizem papel vegetal, pois depois de prontos, os falsos vitrais podem ser colocados sobre o vidro da janela da sala e terão um efeito maravilhoso quando receberem a luz do sol.
A técnica consiste em contornar o desenho usando caneta preta permanente (para evitar que borre no contato com a tinta) e depois preencher com caneta hidrográfica, lápis de cor ou tinta plástica. No segundo caso, deve-se evitar o uso do branco e do preto, pois são opacos e o trabalho perde o efeito de vitral.
Atividades Fundamentais...
· Observação e identificação de obras de grandes artistas e sua biografia.
· Apreciação de suas produções e das dos colegas por meio da observação e leitura de elementos da linguagem plástica.
· Leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição e interpretação de imagens e objetos.
· Apreciação das artes visuais e estabelecimento de correlação com as experiências pessoais.
Sugestões de Trabalhos Manuais
Fantoches de papel ofício - A atividade proposta objetiva desenvolver a criatividade aproveitando para integrar as áreas de estudo.Pensamos em algo lúdico e que se possa fazer com materiais simples.
Material Necessário:
· Folhas de papel ofício de sua preferência;
· Papeis coloridos;
· Sucatas variadas e outros materiais disponíveis na escola ( de sua preferência );
· Cola;
· Tesoura;
· Revistas velhas;
· Canetas hidrocor.
Como fazer:
Dobre e cole o papel ofício, formando um saco ( veja figura ) esta será a base do fantoche. Para utilizá-lo você deve colocar a mão dentro do saco. Decore como quiser - pode ser apenas o rosto do fantoche, ou pode ser o corpo inteiro. Podem ser usados papéis ofício coloridos para a base do fantoche e sucata + material disponível na escola para criar o personagem. Pode propor aos alunos que criem livremente ou direcionar para algum tema que deseja explorar mais.Brincar com os fantoches de dramatização é básico porém fundamental. Para alunos já alfabetizados pode ser proposto que escrevam seus roteiros para o teatro.
Para alunos de Educação Infantil é ideal nomear cada fantoche e separar por grupos em comum. Trabalhar as cores e proporções dos mesmos também é importante.
Enfim... um trabalho interdisciplinar bastante simples e lúdico.
Cartão para os alunos confeccionarem
· Escolha um papel de sua preferência e corte em forma retangular, de coração ou outra que lhe agrade.
· Com ajuda de um furador, fure em volta de todo o papel
· Escolha uma fita da cor de sua preferência.
· Em zigue zague contorne todo o cartão finalizando com um laço – conforme a figura.
· Escreva a mensagem com uma caneta hidrocor permanente.
Anilina e cola:
Passe cola branca sobre o papel ou goma arábica, pingue com conta-gotas a anilina.
Depois passe um pente, escova ou um garfo sobre o desenho e terá efeitos curiosos.
Pintura desbotada:
Pinte uma cartolina com uma ou mais cores de anilina, deixe secar, depois com cotonete molhado em água sanitária, faça o desenho. A cartolina pode ser substituída por papel de seda (exige muito cuidado com o manejo). Fica bem legal.
Receitas de Tintas
1 - Ingredientes:
* anilina
* cola branca
* água
Misture tudo e dose a àgua para obter a consistência desejada.
2 - Ingredientes:
* pó de pintor
* cola
* água
* glicerina
Para uma medida de pó, uma medida de cola, acrescentar água aos poucos, bata bem até obter uma pasta cremosa e consistente. Coloque uma colher de glicerina e continue batendo, guarde em vidros bem fechados.
3 - Ingredientes;
* tinta guache
* cola
Misture as duas e terá uma cola colorida, com um efeito muito legal se quiser acrescentar glitter.
Pintura sobre diferentes materiais
Pano Papel pardo Papel camurça
Lixa nanquim guache anilina
giz molhado na cola batedor esponja dedo mão batedor feito de barbante bola de gude no tabuleiro pente de pentear cabelo
Tirando impressão do chão do quintal, banheiro, corredor monotipia no tabuleiro e óleo aguada de anilina e depois de seca desenhar com giz colorido pintura com bandeja de “frios” .
Eles desenham na bandeja com palito de churrasco, depois passam a tinta e carimbam o papel.
Confecção de massinha
Pintura dobrada
Dança das tintas Pintura com cola e anilina
Pintura com goma arábica e anilina
Fazer lápis de cera Pintura com música .
Colocar uma música clássica cada criança só poderá pintar com a cor que o maestro falar e no momento que ele falar seu nome.
Colocar papel crepom em uma tigela com álcool .
Depois que descolorir usar como tinta
Antes de realizar propostas de artes , colocar aventais e jornais nas mesas
Berçário I e II sempre realizar propostas com papéis grandes
Se colocar material para secar na janela, colocar jornal
•mosaico – recortam-se quadrados de crepom de várias cores e molha-os um a um e deixe que coloquem os quadrados sobre a folha, fazendo assim um mosaico. Ao secar, retira-se o papel crepom.
•Texturas – Oferecem-se diferentes tipos de papéis, com texturas variadas (lixa, camurça, EVA,...) para criação (recorte e colagem).•Gotas coloridas – Pintura com conta gotas.•Pintura com esponjas – molham-se as esponjas em diversas cores e pinta- se com elas.•Riscos e pontos – As crianças só poderão desenhar utilizando - e.•Monotipia - espalha-se tinta guache pela mesa e pede-se para criança fazer um desenho ali. Com o papel, vc imprime o desenho, ou seja coloca a folha por cima e dê uma leve pressionada, quando retira-se a folha o desenho q a criança fez na mesa estará na folha coloca porções de guache (cores variadas) no oficio duplo e sobre a tinta abre um saco plástico
TRANSPARENTE E solicita p/ as crianças espalharem a tinta pressionando o plástico.As crianças adoram essa arte pois elas apreciam o movimento das cores e suas misturas.Qualquer dúvida deixe um scrap p/ mim que respondo.
A arte de pintar:
usar diferentes meios e suportes
TINTA SURPRESA. Papel laminado fazer pingos de tinta, dobrar a folha ao meio em seguida abrir para ver o desenho forma.
PAPEL CAMURÇA PARA DESENHAR. Desenho livre em papel camurça com giz de cera. Colar em folha sulfite A3
DAR UM PEDAÇO DE BARBANTE PARA QUE ELES COLEM COMO QUISER. No dia seguinte passar a tinta guache.
COLAR O BARBANTE COMO INTERFERÊNCIA. LINHA CIRCULA SINUOSA.
PAPEL DOBRADURA COLORIDO. Desenhar com canetinha.PALITOS DE SORVETE. Colar palito de sorvete e completar.
PAPEL LAMINADO COLORIDO. Desenho usando álcool.PAPEL CAMURÇA COLORIDO. Desenhar com giz de cera.
LIXA FAZER DESENHO LIVRE. Depois de pronto colar esta lixa em uma folha de A3
DESENHAR COM COLA E JOGAR AREIA COLORIDA. Fazer desenho com a cola, antes de secar jogar areia.
GIZ BRANCO OU COLORIDO: Desenhar no chão do pátio.
TINTA PLÁSTICA COLORIDA. Desenhar figuras com a tinta plástica deixar secar. No dia seguinte pintar as figuras que se formaram.
RECORTE E COLAGEM COM PAPEL PICADO COM AS MÃOS. Dar papel laminado pedir que recortem e cole na sulfite.
PALITOS DE SORVETE. Colar palito de sorvete e completar. (formando figuras)
COM MOLDES.Colocar molde na folha passar tinta a dedo, retirar o molde e completar a figura.
BRANCO NO PRETO. No papel branco pintar com tinta preta.
PRETO NO BRANCO. No papel preto fazer desenhos usando tinta branca.ESTÊNCIL. Fazer desenhos no estêncil e depois passar na água. No dia seguinte pintar as figuras que se formaramT
INTA E CREME DENTAL. Misturar tinta a dedo com pasta de dente e fazer um desenho
CARVÃO. Desenhar com carvão em folha A3 depois passar algodão.
DESENHAR A PARTIR DE UMA LINHA: Curva, Reta, Círculo, Triângulo
§RECORTES E COLAGEM COM PAPEL ONDULADO. Dar o papel ondulado para eles recortar e colar, no dia seguinte pintar a folha toda.
GIZ DE CERA QUENTE. (muito cuidado) Esquentar o giz de cera e desenhar em uma sulfite
PINTURA COM AS PONTAS DOS DEDOS. Molhar as pontas dos dedos na tinta várias cores e tocar no papel.
FAZER DESENHOS COM TINTA E COMPLETAR COM LANTEJOULAS.COM COLA PARA FAZER DESENHOS, ANTES DE SECAR JOGAR BROCAL COLORIDO.COLAR VÁRIOS QUADRADOS DE DIVERSAS CORES, NO DIA SEGUINTE PASSAR TINTA.DAR VÁRIOS TRIÂNGULOS PARA QUE ELES POSSAM CRIAR DESENHOS.PINTURA COM PEDAÇO DE PANO. Fazer um chumaço de pano molhar na tinta e ir pintando o papel.
TINTAS A SEREM TRABALHADOS: Tinta a dedo, Tinta plástica, Lápis de cor, Cola, tesoura, Barbante, Giz, Carvão, Canetinha
TIPOS DE SUPORTES: Sulfite, Papel Kraft, Cartolina, Laminado, Camurça, Color-set, Lixa, Ondulado, Dobradura
1 - desenho com vela (desenha c/ vela e depois passa tinta guache ou anilina para o desenho aparecer;
2 - pintura soprada: despeje guache diluído em um pouco de água sobre o papel. Com um canudo, peça que soprem nas direções que desejarem. É interessante usar mais de uma cor, para que eles soprem uma sobre a outra. O resultado é bem legal.
3 - pintura escorrida: com anilina ou guache diluído em água, pedir que virem os cadernos ou folhas para vários lados a fim que a tinta escorra pelo papel, criando efeitos.
4 - Pintura com giz colorido embebido em cola.
5 - Pintura surpresa: colar pedaços de fita crepe em partes da folha como queira (algumas crianças gostam de montar a letra de seu nome). Pintar toda a folha com guache das cores que preferir. Depois de seco, retirar as fitas. Onde havia fita, estará em branco, causando um efeito interessante.6 - Pintura com canetinha e água sanitária: As crianças devem usar luvas e aventais. Pintar ou desenhar livremente com canetinha (de preferência canetão). Depois, embeber cotonete em um pouco de água sanitária e ir fazendo os traços que desejar (ela apaga a canetinha).7 - Pintura com barbante: molhar barbante em tinta plástica ou guache e pedir que encostem o barbante na folha em várias direções, segurando as duas pontas.8 - Carimbo com legumes são interessantes, principalmente o pimentão.
* Recebido Grupo do Google *
Cara amiga.
ResponderExcluirInício de ano, novas lições já sendo semeadas.
Nós professores temos esta magia, de nunca terminar ou recomeçar, mas de escrever sempre novos capítulos da vida.
Obrigado por cada palavra dividida em 2009. Pelas visitas e pelas lembranças.
Que neste ano de 2010, você possa ser o melhor presente na vida de alguém, dividindo o encanto da vida na construção do belo, do bem, do melhor do mundo.
Boa Tarde para você!
ResponderExcluirHoje estou aqui para uma visita
muito Especial!
Vim te dizer que durante o ano
de 2009 seu Blog teve em Destaque no
meu Cantinho que amo demais!
Tem um 'Selinho de Destaque 2009'
para você...espero que goste!
Parabéns você merece!
Beijoss fica com Deus!