10 de jul de 2010

Discalculia




Discalculia - O que é?


É a dificuldade em compreender as questões de matemática.

Cerca de 60% das crianças disléxicas possuem dificuldades com números e as relações entre eles.

Mesmo frequentemente associado com a dislexia, a discalculia deve ser considerado um problema de aprendizado independente.

Quais os sintomas?


Lentidão extrema da velocidade de trabalho , pois não tem os mecanismos necessários.
(tabuada decorada, sequências decoradas)
• Problema com orientação espacial : não sabe posicionar os números de uma operação na folha de papel, gasta muito espaço, ou faz contas “apertadas” num cantinho da folha.
• Dificuldades para lidar com operações ( soma, subtração, multiplicação, divisão)
• Dificuldade de memória de curto prazo ( taboadas (muita carga para a memória), fórmulas.)
• Não automatiza informações –memória de trabalho- (armazenar e buscar o que foi ensinado).
• Dificuldade de memória de longo prazo (esquece o que é para fazer de lição)
• Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação de uma vez só.
Confusão de símbolos
( = + - : . < >)
• Dificuldade para entender palavras usadas na descrição de operações matemáticas como “diferença”, “soma”, “total”,” conjunto”, “casa”, “raiz quadrada”.
• Tendência a transcrever números e sinais erradamente , quando desenvolvendo um exercício como uma expressão, por exemplo. Isso é devido ao seu problema de sequênciação.
• Alguns problemas associados com a discalculia provém das dificuldades com processamento de linguagem e sequências, característico da dislexia.
• A criança com discalculia pode ser capaz de entender conceitos matemáticos de um modo bem concreto, uma vez que o pensamento lógico está intacto, porém tem extrema dificuldade em trabalhar com números e símbolos matemáticos, fórmulas, e enunciados.
• Ela é capaz de compreender a matemática representada simbolicamente ( 3+2=5 ),
Mas é incapaz de resolver “Maria tem três balas e João tem duas. Quantas balas eles tem no total?”

Soluções para ajudar:

• Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada.
• Uso de caderno quadriculado.
• Provas: elaborar questôes claras e diretas . Reduzir ao mínimo o número de questôes. Fazer prova sozinho, sem limite de tempo e com um tutor para certificar se entendeu o que pede as questões.
• Muitas vezes o aluno poderá fazer prova oralmente , desenvolvendo as expressões mentalmente,e ditando para que alguém transcreva-as.
Moderar a quantidade de lição de casa. Passar exercícios repetitivos e cumulativos.
• Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente.
• Prestar atenção no processo ultilizado pela criança. Que tipo de pensamento ela usa para resolver um problema?
• Faça uma aula “ livre de erros ”, para esse aluno conhecer o sucesso.

Lembre-se que para o disléxico nada é obvio, como é para os outros.

Fonte: What is dyscalculia? Dr B. Adler, 2001, pg 23 - 25.


* Recebido do Grupo do Google *

2 comentários:

  1. Que seu dia seja belo...

    Que tenha sorrisos, suspiros e abraços.
    Sinta pelo menos uma gota de alegria,
    Desfrute do caminho, conte os seus passos.
    Olhe o céu, as nuvens brancas
    Sinta o vento soprando o rosto
    Renove as velhas esperanças
    Prove novos sabores, um novo gosto.
    Distraia-se, não faça nada
    Pelo menos, um minuto esqueça
    Das vozes, dos sons, das estradas...
    Ore, por aquele que mereça.
    Se doe, de alma e coração
    Ou não, mas também não faça nada mau.
    Olhe nos olhos, deixe fluir a emoção
    Não perca, a paixão, pois o corpo é mortal.
    O que temos são apenas sentimentos,
    Vontades, desejos e sonhos.
    Vivemos de bons momentos,
    Fantasias, visões e planos.
    Mas de nada vale, se não temos um bom dia
    Pois a vida é a soma de cada um
    E na soma dos dias,
    o saldo positivo é o que tem de ficar.
    Então... que você tenha um ótimo dia,
    uma ótima vida !!

    (texto da net).

    Fim de semana de luz Ana Paula.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana Paula, que belo contexto, até postei no meu blog com os seus créditos. Eu acho que estou com um aluno assim, obrigada pela ajuda.. bjos

    ResponderExcluir

 
© Copyright 2009-Reneide Soares. All rights reserved