10 de jul. de 2010

Discalculia




Discalculia - O que é?


É a dificuldade em compreender as questões de matemática.

Cerca de 60% das crianças disléxicas possuem dificuldades com números e as relações entre eles.

Mesmo frequentemente associado com a dislexia, a discalculia deve ser considerado um problema de aprendizado independente.

Quais os sintomas?


Lentidão extrema da velocidade de trabalho , pois não tem os mecanismos necessários.
(tabuada decorada, sequências decoradas)
• Problema com orientação espacial : não sabe posicionar os números de uma operação na folha de papel, gasta muito espaço, ou faz contas “apertadas” num cantinho da folha.
• Dificuldades para lidar com operações ( soma, subtração, multiplicação, divisão)
• Dificuldade de memória de curto prazo ( taboadas (muita carga para a memória), fórmulas.)
• Não automatiza informações –memória de trabalho- (armazenar e buscar o que foi ensinado).
• Dificuldade de memória de longo prazo (esquece o que é para fazer de lição)
• Dificuldade em lidar com grande quantidade de informação de uma vez só.
Confusão de símbolos
( = + - : . < >)
• Dificuldade para entender palavras usadas na descrição de operações matemáticas como “diferença”, “soma”, “total”,” conjunto”, “casa”, “raiz quadrada”.
• Tendência a transcrever números e sinais erradamente , quando desenvolvendo um exercício como uma expressão, por exemplo. Isso é devido ao seu problema de sequênciação.
• Alguns problemas associados com a discalculia provém das dificuldades com processamento de linguagem e sequências, característico da dislexia.
• A criança com discalculia pode ser capaz de entender conceitos matemáticos de um modo bem concreto, uma vez que o pensamento lógico está intacto, porém tem extrema dificuldade em trabalhar com números e símbolos matemáticos, fórmulas, e enunciados.
• Ela é capaz de compreender a matemática representada simbolicamente ( 3+2=5 ),
Mas é incapaz de resolver “Maria tem três balas e João tem duas. Quantas balas eles tem no total?”

Soluções para ajudar:

• Permitir o uso de calculadora e tabela de tabuada.
• Uso de caderno quadriculado.
• Provas: elaborar questôes claras e diretas . Reduzir ao mínimo o número de questôes. Fazer prova sozinho, sem limite de tempo e com um tutor para certificar se entendeu o que pede as questões.
• Muitas vezes o aluno poderá fazer prova oralmente , desenvolvendo as expressões mentalmente,e ditando para que alguém transcreva-as.
Moderar a quantidade de lição de casa. Passar exercícios repetitivos e cumulativos.
• Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente.
• Prestar atenção no processo ultilizado pela criança. Que tipo de pensamento ela usa para resolver um problema?
• Faça uma aula “ livre de erros ”, para esse aluno conhecer o sucesso.

Lembre-se que para o disléxico nada é obvio, como é para os outros.

Fonte: What is dyscalculia? Dr B. Adler, 2001, pg 23 - 25.


* Recebido do Grupo do Google *

2 comentários:

  1. Que seu dia seja belo...

    Que tenha sorrisos, suspiros e abraços.
    Sinta pelo menos uma gota de alegria,
    Desfrute do caminho, conte os seus passos.
    Olhe o céu, as nuvens brancas
    Sinta o vento soprando o rosto
    Renove as velhas esperanças
    Prove novos sabores, um novo gosto.
    Distraia-se, não faça nada
    Pelo menos, um minuto esqueça
    Das vozes, dos sons, das estradas...
    Ore, por aquele que mereça.
    Se doe, de alma e coração
    Ou não, mas também não faça nada mau.
    Olhe nos olhos, deixe fluir a emoção
    Não perca, a paixão, pois o corpo é mortal.
    O que temos são apenas sentimentos,
    Vontades, desejos e sonhos.
    Vivemos de bons momentos,
    Fantasias, visões e planos.
    Mas de nada vale, se não temos um bom dia
    Pois a vida é a soma de cada um
    E na soma dos dias,
    o saldo positivo é o que tem de ficar.
    Então... que você tenha um ótimo dia,
    uma ótima vida !!

    (texto da net).

    Fim de semana de luz Ana Paula.

    beijooo.

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  2. Olá Ana Paula, que belo contexto, até postei no meu blog com os seus créditos. Eu acho que estou com um aluno assim, obrigada pela ajuda.. bjos

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