24 de fev. de 2011

Para Ler e Refletir

12 MANEIRAS DE TRANSFORMAR O SEU ALUNO EM FÃ

Manter um aluno por dois, três anos é relativamente fácil, com as
dificuldades de se mudar de escola: o estudante tem de adaptar-se a um
currículo totalmente novo, novas regras, etc.

O problema é que essa tática não garante que os parentes daquele aluno
se matriculem ali. E tratando-se de ensino superior, vai frustrar o
aluno, que não se sentirá preparado para sua profissão, e também não
vai indicar a nenhum amigo ou conhecido a essa instituição.

Um dos grandes desafios das escolas hoje é tornar seus alunos fãs,
para que eles permaneçam na instituição e tragam novos estudantes.
Veja algumas dicas:

1.Seja fonte de novas idéias: todos seus alunos estão preocupados, em
graus diferentes, com o futuro, com a maneira pela qual o mundo
funciona. Apóie seus alunos nesse sentido, dando-lhes informações
sobre o cotidiano que não estão no currículo. A escola também pode
realizar palestras e bate-papos com profissionais de sucesso,
futurólogos, economistas, etc.

2.Demonstre que você tem o conhecimento: o conhecimento que seus
alunos esperam, muitas vezes, não é aquele que o professor passa na
sala de aula. Que tal fornecer-lhes instruções básicas de economia,
marketing pessoal e outros assuntos necessários para sobreviver lá
fora? Desenvolva rápidos livrinhos sobre esses temas e distribua a
seus alunos.

3.Transmita a imagem correta: se você quer que sua instituição de
ensino seja reconhecida como a melhor da região, então faça com que
tudo à sua volta reforce essa imagem. Não é necessário contratar um
decorador e cobrir seu escritório com tapetes e quadros caros,


4.Conheça o aluno: não assuma que você entende os anseios e as
necessidades de todos os alunos. Cada bairro da cidade, cada classe
social produz pessoas es.com necessidades e visões diferentes. Dentro
de cada bairro, cada família possui suas peculiariedades. E dentro de
cada família, cada pessoa tem seu modo único de pensar. Muitos
colégios erram ao se apoiar em estudos referentes ao "aluno brasileiro
médio". Ora, trabalhar com a média vai fazer, no máximo, que você crie
uma escola igual às outras. Gaste algum tempo entendendo a comunidade
que você quer atingir.

5.Demonstre que você está aprendendo constantemente: esse é um
componente chave para garantir o relacionamento escola-aluno. Para que
um estudante sinta-se confortável com o passar do tempo, você deve
mostrar que está constantemente aprendendo, tornando-se mais atual,
útil e competente. Ficar estagnado é fatal para qualquer instituição.

6.Comunique-se claramente: manter um entendimento claro e cristalino
com seus alunos é mais importante do que nunca. Cuidado com aquelas
circulares cheias de termos técnicos. Algumas são escritas de uma
maneira que só confunde os alunos e pais. Esqueça, portanto, as
"atividades de campo interativas para observação da variedade da fauna
nacional no Bosque e Jardim Botânico Municipal Memorial Etelvina
Montes Farberbara.". Escreva "visita ao Jardim Botânico".


7.Seja acessível: mantenha suas portas abertas, esteja sempre pronto
para falar com seus alunos. A grande maioria não abusa dessa
facilidade de acesso, embora eles se sintam mais seguros ao saber que
podem contatá-lo sempre que precisarem. Diminua a burocracia entre a
direção e os alunos.

8.Ouça: deixe o aluno falar e você vai acabar descobrindo exatamente o
que ele deseja para que suas aulas e sua escola sejam ainda melhores.
Somente quando você tem uma imagem bem clara dos motivos e
preocupações dos estudantes é que você pode montar uma escola
específica para aquela realidade. Abuse de caixas de sugestão.


9.Pense como o estudante: foque no que agradou a você como aluno,
quando você sentava do outro lado da sala, bem como as coisas que
fizeram você trocar de escola ou faculdade. Assegure-se de praticar a
primeira parte, e evitar a segunda. E resista à tendência comum de
achar que o que é bom para a sua escola é automaticamente bom para os
alunos. Não é, mas o inverso é verdadeiro: o que é bom para seus
alunos, no final das contas, vai ser bom para sua instituição. Pense
nessas leis sempre que for aprovar algo para sua instituição. Aquela
nova ação vai tornar o estudo melhor, mais fácil ou agradável?


10.Nunca decida o que um aluno quer: os estudantes querem conselhos,
dicas, sugestões e não conclusões o tempo todo. Então ofereça opções e
alternativas. Ensine-os a pensar e analisar. Existe um espaço para
verdades absolutas na escola (2 + 2 =4), mas ele não deve ser
dominante no relacionamento com os alunos. Trabalhe para criar um
cenário que permita ao aluno decidir, apontando aspectos positivos e
negativos de algumas situações. Você estará desenvolvendo
características que serão muito úteis para eles mais tarde.

11.Torne-se paranóico: Andy Grove, presidente da companhia de peças de
computador Intel, sugere que seu sucesso é resultado direto de sua
paranóia. É a paranóia que o mantém engajado, atento e fazendo
perguntas.


12.Se você não pode ajudar o aluno, seja honesto: a prova do
profissionalismo é dizer não. Não existe maneira de uma escola (ou
professor) ser capaz de fazer mentindo.





* Recebido do Grupo do Yahoo de Professores *
Créditos:
Retirado da Comunidade do Orkut : Amo a educação Infantil
Postado por Dora Ferreira
Artigo Original: Revista Profissão Mestre

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