15 de abr de 2011

Projeto Criança Saudável



Projeto Criança Saudável

Período: Segundas no mês de Março e Abril

Turmas: Jardim B com participação do Jardim A

Justificativa:

- A partir de dificuldades encontradas na hora do almoço em alunos comerem certos alimentos, sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção da saúde, desempenhando papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Assim criar hábitos alimentares mais saudáveis, trazendo a tona nas crianças o ato de observar, degustar diferentes alimentos e identificar seus valores nutricionais.

O conceito de “criança saudável” varia muito de acordo com as condições de vida e cultura das pessoas. Por exemplo, as mães, em geral, se o filho dorme bem, se alimenta bem e brinca normalmente, ele é saudável. Outras podem avaliar o conceito de saudável através da disposição de ânimo, do estado de espírito, da interação e da aprendizagem de seu filho. Com isso, verificamos que esse conceito depende de pontos de vista e de valores, pois alguns o relacionam com a parte física, outros com a emocional ou simplesmente à ausência de queixas da criança. (CRAIDY, Carmem Educação Infantil- Pra que te quero, pág.39)

Objetivo Geral:

- Conscientizar os alunos para os cuidados com a saúde através dos alimentos e como classificá-los, valorizando a alimentação oferecida na escola.

Objetivos Específicos:

- Trabalhar alguns conceitos sobre a importância das frutas, verduras e legumes, para a saúde.

- Gerar a reflexão do aluno para que seja capaz de verificar a importância de experimentar determinados alimentos antes de deduzir que “não gosta”.

- Estimular a criatividade, imaginação e a observação.

- Desenvolver a psicomotricidade e a socialização.

Conteúdos:

- Alimentação;

-Linguagem oral e escrita;

- Matemática;

- Pesquisa;

- Ciências.

Estratégias:

- Receitas;

-Colagens;

- Jogos e brinquedos;

- Experiências;

- Tema de Casa.

Avaliação:

As avaliações serão constantes, sendo comprometida com os benefícios na qualidade de vida, observando atentamente ao interesse, participação, opiniões. Porém a avaliação será em longo prazo, ou seja, no decorrer do ano letivo nas alimentações, principalmente na hora do almoço.

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